Os 14 Panetones e Chocotones mais surpreendentes de 2017 e seus melhores acompanhamentos
Já estamos na época onde as luzes coloridas começam a iluminar o exterior e interior de milhares de casas ao redor do mundo. Todos se preparam para receber seus familiares em seus lares onde juntos, contemplam e compartilham o que há de mais belo e divino... "O amor uns pelos outros".
A beleza desta época é vista e admirada aonde quer que passe; um sonho seria ter isso todos os dias, mas pelo menos uma vez ao ano, a receita errada (mas que deu certo) de Toni "O Ajudante de Padeiro", toma forma e completa a mesa com a tão esperada ceia.
Sejam bem vindos ao universo dos Panetones e Chocotones mais surpreendentes !!!
Desde a época de 900 D/C, esse pão especial saiu da Itália e migrou para diversos países, virou tradição natalina e seu formato evoluiu como tudo nesta vida. Aqui no Brasil chegou por volta de 1940 e vem sendo preparado de forma artesanal e industrial desde então.
Ele pode ser baixo, alto, rústico ou moderno, mas o que realmente importa é que ele seja suculento do começo ao fim. Sua forma original leva uma massa bem macia, úmida, levemente adocicada e com muitas frutas cristalizadas.
O Panetone em sua fase inicial passa pelo processo de fermentação natural, esse é o detalhe ímpar que dá a consistência macia que leva. A partir desse ponto ele pode ser transformado nas mais diversas variações que encontramos hoje em dia, dentre elas o Chocotone, que ao invés de ir frutas cristalizadas vai chocolate.
Para que sua passagem de fim de ano seja repleta de boas intenções, criamos uma lista bem especial com os melhores Panetones e Chocotones de 2017. Cada um foi harmonizado com uma bebida para aguçar o paladar, servido em cerâmicas especiais confeccionadas por Ceramistas indicados pelo CCBras (Ceramistas Contemporâneos do Brasil) e com uma decoração de mesa posta do Ateliê Cozinha & Coisinhas da Denise, para lhe inspirar a replicar em sua casa.
INSPIRE-SE !!! 14º Panetone
Atelier Angela Domingues
4 Queijos
O clássico dos clássicos também tinha que ser transformado em Panetone... 4 queijos é a pedida de muitos quando falamos em salgados e o Atelier Angela Domingues da cidade de Americana/SP, criou essa delícia especialmente para esta publicação.
Com toques de gorgonzola, muzzarela, provolone e parmesão, esse panetone acompanhado de um fio de azeite fica estupendo de tão suculento. O ideal antes de consumir é levá-lo ao forno por alguns minutos para derreter o queijo por dentro. Crocante por fora, muito macio por dentro e queijos de ótima qualidade, são essas as características que definem esse belo Panetone de 4 Queijos.
Para harmonizar, Cachaça da Prazer de Minas. Uma das mais clássicas marcas de cachaças do Brasil tinha que acompanhar esse prato também clássico. Armazenada em tonéis de carvalho com mais de cinco anos, escolhemos essa jovem e esbelta bebida para fechar com chave de ouro essa matéria tão surpreendente. Servida em uma taça de pedra como essa (que veio das mãos de um artesão da cidade de Sobradinho/MG), esta bebida acompanhada dos queijos enriquece ao paladar criando uma sensação única.
As cerâmicas para este cenário foram inspiradas no retrato da Lua em um céu azulado. A Ceramista Cris Rocha criou essas peças com o intuito de iluminar a sua mesa com a força da natureza.
Na decoração de mesa posta, escolhemos peças com tons florais vermelhos e celestes trazendo essa sensação de sutiliza ao observar o céu e a terra.
Nesta mesa, com certeza, todos vão se sentir Mineiros.
Participação:
Cenário: Mandala de Luz com Árvore de Pedra - Facebook
________________
Essa é uma publicação muito especial que sela uma longa jornada que fizemos durante o ano. Aqui em um pequeno espaço, tentamos reunir o que há de mais bonito e surpreendente para que todos possam se inspirar de infinitas maneiras.
Nós da Revista Nós e outros Olhos prezamos muito o trabalho dos pequenos artesãos que fazem produtos muito lindos e que lutam diariamente para manter a chama acesa desse dom. Ficamos sempre muito felizes com todas as participações nos mais diversos cenários que criamos, pois esse também é um trabalho que leva muito tempo e dedicação para ficar pronto... Para nós é um outro tipo de arte que reflete a beleza das coisas.
Créditos por Revista Nós e Outros Olhos Redação: Davi Oliveira
Veja a matéria completa AQUI